quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Profissionais bem cuidados por seus empregadores levam ao sucesso do empreedimento.

Construir e manter um empreendimento de sucesso demanda tempo e atenção a muitos fatores: adequação correta aos aspectos legais e tributários, boa gestão financeira, inovação, capacidade de atrair e reter clientes, ter uma boa rede de fornecedores e outros. Mas a sustentação de todos os valores e diferenciais da empresa depende também de uma forte adesão dos seus colaboradores. Não adianta ter o melhor produto, se sua equipe de vendas não consegue fazer o cliente ter essa percepção. Não adianta ter bons preços, se sua área comercial é desorganizada e sua produção é campeã em desperdícios. Em qualquer segmento, o fator humano está presente, exercendo sua influência, para o bem ou para o mal.

Em relação ao comércio, por exemplo, não é raro o comentário “aquele lugar não é o melhor em seu nicho, mas sou tão bem recebido, adoro as pessoas, me sinto bem quando vou lá”. O efeito contrário também acontece, lugares que perdem diariamente seus clientes por conta de uma equipe que não sabe atender bem o consumidor. Mas isso não ocorre apenas no comércio. Tem força nas relações de qualquer tipo de negócio, seja ele comércio, serviço ou indústria.

Em minha vivência, à frente do Virtual Office, desenvolvi uma percepção bem apurada dessa questão. São mais de 20 anos de atuação na área de business center e no treinamento de pessoas para atuarem em empresas que buscam nossas salas e espaços. Por entender como a formação profissional é algo vital à sobrevivência dos negócios, me envolvo pessoalmente nesse serviço que oferecemos aos clientes. É preciso entender o que uma empresa faz, o que oferece, quais são as suas prioridades na rotina diária, como quer ser vista e se comunicar com os seus respectivos stakeholders e, a partir daí, alinhar sua equipe para que haja um discurso uniforme. Todos precisam estar em sintonia.

Bom atendimento traz bom resultado

É meu compromisso diário acompanhar o desempenho e postura dos profissionais envolvidos com essas empresas, que escolheram nosso espaço para abrigar suas operações. Se existe a necessidade de atendimento bilíngüe, se o fluxo de trabalho está caminhando adequadamente, se as pessoas estão capacitadas do ponto de vista técnico e nas questões perfil, postura, apresentação pessoal, capacidade de atuar com segurança e contribuir, assim, na formação de uma boa imagem daquela marca ou empresa.

As pessoas têm seus talentos e conhecimento técnico, mas, muitas vezes, não chegam prontas para atuarem em uma empresa. É preciso apoiá-las nesse processo de interação, facilitar o entendimento da cultura e de como ali, naquela realidade, as atividades precisam ser conduzidas. Com a informação adequada e as mensagens sendo trabalhadas claramente, a resposta positiva vem. A empresa passa a contar com um time mais eficiente e motivado, os profissionais sabem o que precisam fazer, o que se espera deles; e o cliente tem um atendimento melhor, seja em que segmento for.

Em um momento em que os investimentos em educação são tão necessários, apostar na boa formação de um colaborador significa fazer a sua parte do ponto de vista corporativo. Um profissional adequado traz equilíbrio à equipe, é produtivo, reduz custos com turnover, passa uma visão de estabilidade para os clientes e para o mercado. Minha visão, atuante nessa dinâmica há duas décadas, é de que o investimento sempre vale a pena.

Mari Gradilone


Fonte: Administradores

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