Construir e
manter um empreendimento de sucesso demanda tempo e atenção a muitos fatores:
adequação correta aos aspectos legais e tributários, boa gestão financeira,
inovação, capacidade de atrair e reter clientes, ter uma boa rede de
fornecedores e outros. Mas a sustentação de todos os valores e diferenciais da
empresa depende também de uma forte adesão dos seus colaboradores. Não adianta
ter o melhor produto, se sua equipe de vendas não consegue fazer o cliente ter
essa percepção. Não adianta ter bons preços, se sua área comercial é
desorganizada e sua produção é campeã em desperdícios. Em qualquer segmento, o
fator humano está presente, exercendo sua influência, para o bem ou para o mal.
Em relação
ao comércio, por exemplo, não é raro o comentário “aquele lugar não é o melhor
em seu nicho, mas sou tão bem recebido, adoro as pessoas, me sinto bem quando
vou lá”. O efeito contrário também acontece, lugares que perdem diariamente
seus clientes por conta de uma equipe que não sabe atender bem o consumidor.
Mas isso não ocorre apenas no comércio. Tem força nas relações de qualquer tipo
de negócio, seja ele comércio, serviço ou indústria.
Em minha
vivência, à frente do Virtual Office, desenvolvi uma percepção bem apurada
dessa questão. São mais de 20 anos de atuação na área de business center e no
treinamento de pessoas para atuarem em empresas que buscam nossas salas e
espaços. Por entender como a formação profissional é algo vital à sobrevivência
dos negócios, me envolvo pessoalmente nesse serviço que oferecemos aos
clientes. É preciso entender o que uma empresa faz, o que oferece, quais são as
suas prioridades na rotina diária, como quer ser vista e se comunicar com os
seus respectivos stakeholders e, a partir daí, alinhar sua equipe para que haja
um discurso uniforme. Todos precisam estar em sintonia.
Bom
atendimento traz bom resultado
É meu
compromisso diário acompanhar o desempenho e postura dos profissionais
envolvidos com essas empresas, que escolheram nosso espaço para abrigar suas
operações. Se existe a necessidade de atendimento bilíngüe, se o fluxo de
trabalho está caminhando adequadamente, se as pessoas estão capacitadas do
ponto de vista técnico e nas questões perfil, postura, apresentação pessoal,
capacidade de atuar com segurança e contribuir, assim, na formação de uma boa
imagem daquela marca ou empresa.
As pessoas
têm seus talentos e conhecimento técnico, mas, muitas vezes, não chegam prontas
para atuarem em uma empresa. É preciso apoiá-las nesse processo de interação,
facilitar o entendimento da cultura e de como ali, naquela realidade, as atividades
precisam ser conduzidas. Com a informação adequada e as mensagens sendo
trabalhadas claramente, a resposta positiva vem. A empresa passa a contar com
um time mais eficiente e motivado, os profissionais sabem o que precisam fazer,
o que se espera deles; e o cliente tem um atendimento melhor, seja em que
segmento for.
Em um
momento em que os investimentos em educação são tão necessários, apostar na boa
formação de um colaborador significa fazer a sua parte do ponto de vista
corporativo. Um profissional adequado traz equilíbrio à equipe, é produtivo,
reduz custos com turnover, passa uma visão de estabilidade para os clientes e
para o mercado. Minha visão, atuante nessa dinâmica há duas décadas, é de que o
investimento sempre vale a pena.
Mari
Gradilone
Fonte:
Administradores
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