Dentre as
inúmeras especulações sobre o mito criado em torno de Steve Jobs, existe algo
que poucos pesquisadores e aficionados pelo assunto não destacam com a mesma
importância com que deveriam: a questão da sustentabilidade e o lado humano da
estratégia, visivelmente presentes na política da empresa.
De início,
pode-se imaginar que a Apple está preocupada apenas com a questão
econômico-financeira. Porém, quando se analisa a qualidade dos produtos e sua
aplicabilidade, é possível ter ideia do que se passava na cabeça de Jobs em
relação à sustentabilidade e sua indissociável relação com a criação de
facilidades tecnológicas.
Sustentabilidade
diz respeito ao uso eficiente dos recursos naturais utilizados por parte de
quem fabrica e também de quem consome produtos e serviços. Portanto, empresas
que desejam perpetuar e construir um legado admirável devem pensar, acima de
tudo, em como ganhar dinheiro sem destruir o meio ambiente.
Com relação
ao lado humano da estratégia, significa dizer que as empresas, a exemplo da
Apple, IBM, FIAT, GE e Natura, entre outras, procuram conceber produtos e
serviços orientados para o bem-estar do consumidor. Obviamente, visam o lucro,
porém, em tempos cada vez mais voltados para a interação do homem com o meio
ambiente, é praticamente impossível ignorar essa premissa.
Para ter uma
ideia do que isso significa é necessário entender o que a Apple faz para
merecer o conceito de empresa sustentável:
- Os
produtos Apple são construídos em peça única denominada chassi monobloco com
alumínio 100% reciclável.
- Os
monitores são feitos com vidro 100% reciclável.
- A
iluminação do painel utiliza tecnologia LED (Light Emitter Diode) - a mesma
utilizada na fabricação de chip dos computadores - capaz de transformar energia
elétrica em luz alternativa e ecologicamente correta.
- Por lei,
toda compra realizada no Estado da Califórnia reverte oito dólares para
auxiliar na recuperação do impacto dos seus produtos sobre o meio ambiente.
- Todos os
produtos Apple são fabricados sem componentes prejudiciais ao meio ambiente:
chumbo, PVC, mercúrio, arsênio (tela de vidro), BFR (retardador de chama que
contém Bromo, altamente tóxico).
- As
embalagens de produtos Apple são concebidas exclusivamente para acomodar os
produtos e nada mais, ou seja, embalagens compactas significam menos
transporte, menos consumo de combustível e menos resíduos no meio ambiente.
- Se você
mora nos Estados Unidos e adquire um produto Apple, ganha um programa de
reciclagem para a próxima troca do equipamento; a Apple recicla 90% dos
componentes utilizados no produto original.
Em geral,
seus produtos são projetados para proporcionar a eficiência energética dos
próprios usuários, portanto, mais recursos interativos e menos desperdício de
energia.
Quando
pensar em sustentabilidade, lembre-se da Apple e incorpore em definitivo esse
conceito. Quanto maior a conscientização em relação ao impacto do
desenvolvimento econômico e social sobre o meio ambiente, maior a esperança
para o futuro do planeta.
Ser
sustentável, portanto, significa:
- Ter
políticas claras voltadas para o bem-estar do consumidor e ao mesmo tempo para
o menor impacto possível dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente
através da utilização consciente dos recursos naturais.
- Ter
consciência de que se você quer deixar algo de valor para os seus filhos e
netos, deve fazer muito mais do que se indignar com o que outros fazem com os
resíduos dos produtos que fabricam e consomem.
- Ter o
pensamento orientado para um viés sistêmico que permita entender a diferença
entre consumo consciente e consumismo.
Pense nisso
e empreenda mais e melhor!
Por Jerônimo Mendes para o RH.com.br
Fonte:
Boletim RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário