quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Competição civilizada

Por Rute Paixão dos Santos para o RH.com.br
  
A competição é apregoada a todo tempo, desde a nossa fase escolar até quando adentramos no mundo corporativo. Na fase escolar, a atividade pedagógica de avaliação é confundida com a promoção. A maioria dos professores vê a competência dos alunos somente pelos aspectos quantitativos, o que os incentivam a perceber apenas o resultado final do processo de aprendizagem. Dessa forma, os profissionais podem, portanto, reproduzir o mesmo comportamento escolar no mundo corporativo.

O que precisamos é entender a avaliação e a promoção. Segundo Luiz Carlos Cagliari, no seu livro Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu, a avaliação e a promoção são sintetizadas da seguinte forma: "A avaliação deve contemplar um julgamento sobre o que os alunos fazem para aprender e sobre o que o professor faz para ensinar, para que o ensino e a aprendizagem aconteçam da melhor maneira possível. A promoção julga da conveniência ou não de um aluno passar para as atividades escolares do ano seguinte".

Aprendemos com esse significado de avaliação que o enfoque é o autoconhecimento: de que maneira estou aprendendo, na escola e no mundo corporativo? Pois as pessoas são diferentes no processo de assimilação, pensamento, aprendizagem e ação. Dessa forma, a promoção será uma consequência do desenvolvimento de cada indivíduo no ambiente escolar ou do desempenho profissional no mundo corporativo.

Lamentavelmente, os profissionais, na sua maioria, foram ensinados a entender que a avaliação conduzirá à promoção. Assim, é o resultado final que importará, levando muitos alunos a gravar, a decorar, a "pescar" ou a "colar" os conteúdos discutidos e ensinados em sala de aula. Essa atividade pedagógica distorcida poderá conduzir muitos profissionais para uma competição acirrada, desconhecendo o que é ética, respeito e honestidade no ambiente profissional, o que poderá motivá-los a ter atitudes sem nenhum escrúpulo, a exemplo: mentir, difamar e denegrir a imagem do colega de trabalho, principalmente se este for uma ameaça para sua futura promoção.

E o que vem a ser a "competição civilizada"? Ouvi essa citação do ex-gerente da instituição na qual trabalho atualmente.

Acredito que a competição, seja na escola ou no ambiente de trabalho, sempre existirá. O interessante é que o profissional aprenda e comece a competir com ele mesmo, procurando, no decorrer do seu desenvolvimento cognitivo, social e profissional se conhecer cada vez mais, realizando alguns questionamentos fundamentais como: de que forma eu aprendo melhor? Como e quando faço melhor meu trabalho? Quais são as minhas limitações? E os meus talentos e virtudes? Depois de ter encontrado essas respostas, acredito que o trabalho fluirá numa proporção que contagiará as pessoas ao redor e a promoção será uma consequência da "competição civilizada" de cada indivíduo.

Podemos entender que a competição civilizada é o indivíduo investir no seu conhecimento e desenvolvimento. Além das perguntas "chaves", ele precisa ter objetivos e planos de ação definidos, o que poderá levá-lo a uma motivação contagiante.

Um exemplo dessa situação está bem retratado no filme "O Diabo Veste Prada", quando a protagonista, Andrea, vivida por Anne Hathaway, é a jornalista recém-formada em busca de uma oportunidade de trabalho. Cheia de iniciativa e expectativas, desprezava, contudo, o mundo da moda e precisou mudar suas atitudes e o seu conceito de figurino para seguir e praticar a filosofia da empresa. A motivação de Andrea e o domínio de conhecimento que detinha do seu trabalho fizeram com que ela conseguisse um lugar de destaque. Tudo isso serviu para ela alcançar seu objetivo principal que era, no futuro, trabalhar em uma empresa de jornalismo, o que exatamente aconteceu no final do filme.

Assim como no exemplo da protagonista do filme citado, devemos investir em nós, buscando conhecer as nossas limitações, qualidades, dificuldades, e virtudes, com o objetivo de potencializar os nossos valores e minimizar ou sanar os nossos problemas. O indivíduo precisa investir no seu autoconhecimento e educação profissional, social e espiritual, aceitando e analisando as críticas e feedback dos superiores e colegas de trabalho, visando o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. E que a avaliação, praticada na esfera escolar ou no ambiente de trabalho, consista na autoavaliação e/ou na avaliação mútua; que seja permanente e recíproca: professor-aluno e aluno-professor e/ou líder-colaborador e colaborador-líder.

A "competição civilizada" poderá ser praticada por cada um de nós a qualquer momento, realizando um trabalho com compromisso, competência, ética e de forma consciente. Como escreveu o grande educador da Pedagogia Libertadora, Paulo Freire, "A finalidade de qualquer ação educativa deve ser a produção de conhecimento que aumenta a consciência e a capacidade de iniciativa transformadoras dos grupos".

Devemos conhecer os processos da aprendizagem e procurar ser um agente transformador da nossa carreira profissional.


Fonte: Boletim RH

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