Aprender a dizer "não", quando necessário, é
fundamental para conseguir gerenciar o tempo e ser mais produtivo no trabalho.
É o que afirma Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg e membro do Conselho
Consultivo da Harvard Business Review pelo Institute of Coaching Professional
Association.
"Quando assumimos todos os compromissos e tarefas que
nos são solicitados, podemos acabar nos sobrecarregando e não dando conta de
cumpri-los nos prazos acordados."
De acordo com Aldan, antes de aceitar uma nova tarefa ou
compromisso, é preciso avaliar se realmente teremos tempo para realizá-los da
forma adequada às expectativas dos solicitantes. "Isto não significa que
não deva ajudar os outros de vez em quando, mas não se deve aceitar tarefas que
vão além das suas capacidades."
A incapacidade de dizer "não" ao chefe ou ao
colega é um grande desperdiçador de tempo, segundo Alexandre Rangel, sócio
fundador da consultoria Alliance Coaching.
"A situação prejudica tanto o indivíduo --que começa a
aceitar mais trabalho do que consegue executar-- quanto os outros, que passam a
contar com a entrega dele. Isso acaba prejudicando o todo", afirma o
executivo.
Para Aldan, a melhor forma de dizer "não" é
embasada nos afazeres e responsabilidades já assumidos pelo profissional, pois
caberá ao superior eleger qual é a tarefa de maior prioridade e que terá maior
impacto no seu desempenho e resultado final.
Pressão pede gerenciamento do tempo
Segundo o diretor executivo da Innovia Training &
Consulting, Ricardo Barbosa, a capacidade de produzir adequadamente dentro do expediente
de trabalho, evitando horas extras desnecessárias, é tratada pelas empresas
como um grande diferencial dos colaboradores.
"A pressão do mercado para produzir mais, com menor
custo e tempo, reforça a necessidade de gestão do tempo para garantir lucratividade,
empregos bons e estáveis, com qualidade de vida."
Disciplina é a solução
A solução proposta por Carlos Aldan para lidar melhor com o
gerenciamento do tempo e diminuir o estresse é ter disciplina para organizar as
horas.
"O dia tem só 24 horas, sendo que nove delas passamos
trabalhando; cerca de oito dormindo e, no mínimo, duas nos deslocando nas
grandes cidades. Essa rotina geraria cinco horas restantes de dedicação a nós
mesmos."
Fonte: Uol
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