quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dizer 'não' pode te fazer produzir mais no trabalho.

Aprender a dizer "não", quando necessário, é fundamental para conseguir gerenciar o tempo e ser mais produtivo no trabalho. É o que afirma Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg e membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review pelo Institute of Coaching Professional Association.

"Quando assumimos todos os compromissos e tarefas que nos são solicitados, podemos acabar nos sobrecarregando e não dando conta de cumpri-los nos prazos acordados."

De acordo com Aldan, antes de aceitar uma nova tarefa ou compromisso, é preciso avaliar se realmente teremos tempo para realizá-los da forma adequada às expectativas dos solicitantes. "Isto não significa que não deva ajudar os outros de vez em quando, mas não se deve aceitar tarefas que vão além das suas capacidades."

A incapacidade de dizer "não" ao chefe ou ao colega é um grande desperdiçador de tempo, segundo Alexandre Rangel, sócio fundador da consultoria Alliance Coaching.

"A situação prejudica tanto o indivíduo --que começa a aceitar mais trabalho do que consegue executar-- quanto os outros, que passam a contar com a entrega dele. Isso acaba prejudicando o todo", afirma o executivo.

Para Aldan, a melhor forma de dizer "não" é embasada nos afazeres e responsabilidades já assumidos pelo profissional, pois caberá ao superior eleger qual é a tarefa de maior prioridade e que terá maior impacto no seu desempenho e resultado final.

Pressão pede gerenciamento do tempo

Segundo o diretor executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa, a capacidade de produzir adequadamente dentro do expediente de trabalho, evitando horas extras desnecessárias, é tratada pelas empresas como um grande diferencial dos colaboradores.

"A pressão do mercado para produzir mais, com menor custo e tempo, reforça a necessidade de gestão do tempo para garantir lucratividade, empregos bons e estáveis, com qualidade de vida."

Disciplina é a solução

A solução proposta por Carlos Aldan para lidar melhor com o gerenciamento do tempo e diminuir o estresse é ter disciplina para organizar as horas.

"O dia tem só 24 horas, sendo que nove delas passamos trabalhando; cerca de oito dormindo e, no mínimo, duas nos deslocando nas grandes cidades. Essa rotina geraria cinco horas restantes de dedicação a nós mesmos."


Fonte: Uol

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