quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SISTEMA MINEIRO DE QULIDADE DO LEITE GERA RESULTADOS POSITIVOS

Uma mensagem a todos os membros de Polo do Leite
O Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SQML), que está sendo implantado pelo Polo de Excelência do Leite e Derivados de Minas Gerais, já apresenta resultados positivos. Números divulgados pela empresa contratada para realizar a capacitação, QConz América Latina, mostram a redução significativa na contagem bacteriana total (CBT) e na contagem de células somáticas (CCS) nos laticínios que aderiram ao programa.
Os dados revelam que os fornecedores das indústrias laticinistas participantes estão conseguindo se adequar às novas exigências da Instrução Normativa 51. O Laticínio Alzira, por exemplo, reduziu cerca de 70% no índice de CBT e 45% no de CCS, entre os meses de abril e julho. Essa diminuição serve como parâmetro no que diz respeito ao aumento da qualidade e do rendimento dos produtos lácteos. A fábrica localizada no município de Argirita, Zona da Mata, foi uma das primeiras a ter seus fornecedores atendidos pelo SQML. “O programa trouxe boas perspectivas para nós. Já implementei em quase todos os meus fornecedores e foi possível observar uma melhora quase instantânea na qualidade do queijo”, declara o diretor-geral do laticínio, Mário Cézar.
Outro resultado positivo foi notado no Laticínio São Vicente, localizado em São Vicente de Minas, no sul do estado. De acordo com o Qconz, entre os meses de junho e agosto houve uma diminuição em média de 64% em CBT e de 41% em CCS. “Estou muito satisfeito com os resultados. Fiquei surpreso como uma coisa tão simples pode trazer frutos tão rápidos e significativos. Com certeza está sendo muito bom, tanto para o laticínio, quanto para os produtores. Agora estamos planejando ampliar o trabalho”, relata o diretor, Paulo Gribel.
Até o momento, o SMQL atingiu 40 indústrias laticinistas, nos quais 20 já tiveram o treinamento finalizado. No total, cerca de 300 produtores rurais foram capacitados. A iniciativa tem subsídio de 50% do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o que representa um valor de R$ 5 mil, cabendo ao laticínio os outros 50%.
Para o coordenador do projeto, Abel Fernandes, os resultados do SQML atendem as expectativas iniciais. " O Projeto foi uma demanda do setor de laticínios através do sindicato das indústrias lácteas. Sentimos felizes por atender uma demanda antiga e não resolvida para muitos. Hoje a cadeia produtiva do leite conta com uma ferramenta de fácil uso e de custo reduzido para produção de leite com qualidade e segurança.”
A capacitação das indústrias laticinistas faz parte do projeto de qualificação desenvolvido pelo SQML. A expectativa é de que, até o final do ano, fornecedores de cem indústrias sejam contemplados com o treinamento.
Como funciona
O projeto-piloto foi baseado em uma metodologia neozelandesa, que reúne técnicas simples e econômicas, tanto para a implantação, quanto para sua manutenção. Estas experiências foram trazidas pela Qconz que elaborou, em parceria com o Polo do leite, o sistema de qualidade. O trabalho é realizado em oito dias em cada laticínio, sendo dois dias de consultoria para definir e implantar a infraestrutura de qualidade (procedimentos, documentos fundamentais e ações corretivas na indústria), três dias de formação em CBT, CCS e antibióticos para ambos os sistemas de ordenhada (manual e mecânica); e três dias acompanhando os técnicos do Laticínio nas fazendas (atingindo entre 10 e 15 fazendas por laticínio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário