quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DEPUTADOS VISITAM ANVISA PARA TRATAR DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE

Os deputados Jandira Feghali (PC do B/ RJ) e Paulo César (PR/RJ) participaram, nesta quarta-feira (21/9), na Anvisa, de reunião com o Diretor-presidente, Dirceu Barbano, e especialistas da Agência para tratar de temas do interesse da indústria e da sociedade no âmbito da saúde. A agenda faz parte da pauta da Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Os membros da Subcomissão preparam relatório com diagnóstico sobre os temas relacionados ao complexo industrial da saúde, que vai apontar soluções para os principais gargalos enfrentados pelo setor produtivo. “Estamos percorrendo o setor de produção – público e privado – Ministérios, laboratórios oficiais, Academia e agora a Anvisa para que o relatório fique completo, com uma visão realista e objetiva da situação”, afirmou Jandira Feghali, que preside a Subcomissão.
O  Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano,  salientou ser imprescindível que a vigilância sanitária trabalhe com a perspectiva do desenvolvimento econômico e social do país. “Há 10 anos, essa relação não era reconhecida por parte dos trabalhadores da área da saúde. Hoje, valorizamos esse diálogo e entendemos que a vigilância sanitária tem um papel fundamental para gerar emprego e renda e participar das ações macro-estratégicas do governo de redução da miséria”, afirmou.
A deputada Jandira Feghali também fez uma série de questionamentos aos técnicos da Anvisa. Entre os pontos discutidos, destacam-se: a relação entre a Anvisa e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI; os prazos para análise de registro de medicamentos; o incentivo à inovação e a articulação entre os diversos órgãos do governo que têm interface com a saúde.
O consultor legislativo Geraldo Lucchese, especialista em vigilância sanitária, o diretor-adjunto da Anvisa, Luiz Roberto Klassmann, e a chefe do Núcleo de Investigação em Vigilância Sanitária  da Agência, Maria Eugênia Cury, também participaram da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário