quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CERVEJA É COISA DE MULHER

Sebrae-MG promove encontro em Juiz de Fora para disseminar cultura das cervejas artesanais
As cervejarias Artex, Profana, Arthorius, Barbante e Alvânia, de Juiz de Fora, se preparam para o 1º Encontro Feminino de Degustação de Cervejas Especiais e Harmonização. Cerca de 200 mulheres, formadoras de opinião, serão convidadas para degustar dez tipos de cervejas especiais, duas de cada cervejaria, no dia 21/9, no Cultural Bar. A grande atração será a cerveja especial com aroma de rosas, criada especialmente para o evento.
Juiz de Fora possui tradição no mercado de cervejas. De acordo com o proprietário da Cervejaria Barbante, Pedro Peters, seu tataravó, o imigrante alemão Sebastian Kuns, fundou, em 1861, a 1ª cervejaria de Minas Gerais. Pedro retomou as atividades da Barbante em 2007 e produz, artesanalmente, de 800 a 1000 litros/mês.
“O processo de produção foi mantido. Mudamos alguns ingredientes devido à facilidade de importação de malte e lúpulo. Características como a alta fermentação permaneceram”, ressalta Pedro Peters.
“O polo de cervejas artesanais de Juiz de Fora possui, pelo menos, mais cinco micro cervejarias. O objetivo do evento é fortalecer as marcas no mercado local. As mulheres são responsáveis por boa parte do consumo nacional. Elas se reúnem com amigos, família, namorado ou marido para beber cerveja”, afirma o analista do Sebrae-MG, Marcelo Rother.
O projeto de cervejas artesanais do Sebrae-MG em Juiz de Fora começou neste ano. Os gestores das cervejarias participaram de treinamentos e capacitações em gestão financeira e acesso a mercados. Marcelo Rother lembra que, a partir de uma missão à feira Brasil Brau em São Paulo, a cervejaria Profana conheceu e adquiriu novos equipamentos para engarrafamento.
Projeto de Cervejas Artesanais do Sebrae-MG em Juiz de Fora
Cinco cervejarias participantes
Produção: 25 mil litros/ano
Cervejas especiais/artesanais Minas Gerais
Faturamento: crescimento de 25% ao ano
Produção: 800 mil litros mês
1º Encontro Feminino de Degustação de Cervejas Especiais e Harmonização de Juiz de Fora
21 de setembro – 20 horas
Cultural Bar – Av. Deusdedith Salgado, 3955 – Salvaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário