segunda-feira, 5 de setembro de 2011

RECEITA FEDERAL VAI MUDAR PORTAL DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

A Receita Federal prepara mudanças para o portal Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). As alterações devem ser anunciadas em breve e o objetivo é tornar a interface virtual mais amigável para que os contribuintes possam acessar os serviços com maior facilidade.
O novo e-CAC será dividido por grupos específicos de interesses. Com as mudanças, as opções de pagamento de impostos oferecidas no portal passarão a ser agrupadas de forma que o contribuinte não tenha que ficar procurando, em todo o site, que tipo de opção deve usar.
Mudanças
O sistema atualmente oferece os serviços em listas por ordem alfabética nos sites. Contudo, muitas vezes, as pessoas não sabem o nome do serviço procuram. Por isso, ao categorizar os serviços, a visualização acaba transformando-se em algo mais fácil e intuitivo.
Outra novidade dentro do e-CAC é o processo digital. O serviço já está funcionando, mas será aprimorado com o novo portal. A ideia é chegar em um estágio onde os processos sejam digitais e não mais em papel. Isso vai facilitar a vida do contribuinte que pretende acompanhar online toda a tramitação de um processo na Receita Federal.
Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte
O e-CAC foi criado para permitir ao cidadão fazer a autorregulamentação fiscal, antes mesmo de ser notificado pela Receita Federal. É preciso fazer um cadastro para a obtenção de uma senha e, assim, ter acesso ao centro virtual.
O e-CAC tem, atualmente, uma média de acessos que chega a 6 milhões ao mês. O campeão de acessos, com mais de 1 milhão ao mês, continua sendo o serviço que permite ao cidadão conhecer a sua situação fiscal.

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