sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIVULGADO AVALIAÇÃO DE CRÉDITO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

A Agência de Classificação de Risco Moody’s Investors Service divulgou no início de setembro/11 a avaliação de crédito de Minas Gerais, na qual manteve o rating de emissor em escala global do Estado em Ba1. Essa classificação é a última na faixa considerada grau especulativo e foi obtida em novembro/10.
Na análise atual divulgada pela Agência (abrange os dados do Estado até 2010), destaca-se a manutenção da tendência de melhora das operações financeiras, sustentada pelo forte crescimento de receitas e reformas orçamentárias significativas. Os ratings também incorporam a carga de dívida em contínua queda, mas ainda considerável.
Entre os pontos positivos considerados no relatório, incluem a base econômica ampla e diversificada, a manutenção da tendência dos saldos operacionais brutos e a grande parcela de receitas fiscais próprias.
Já como desafios, apontam a grande carga de dívida, embora reconheçam que estão diminuindo; a estrutura de dívida que expõe o Estado à volatilidade do índice de inflação e a flexibilidade financeira limitada e exigências significativas de infraestrutura.
 Finalmente, segundo a Moody´s, o que poderia elevar o rating do Estado em 2012 seria a continuidade do desempenho financeiro positivo, incluindo a ampliação dos superávits financeiros, e uma redução ainda maior da carga de dívida.
 Essa avaliação da agência de risco reforça a credibilidade e o compromisso do Estado na manutenção do equilíbrio das contas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário