segunda-feira, 19 de setembro de 2011

10 FATORES POSITIVOS DO PROCESSO DE MUDANÇA

Quando as inovações chegam é comum que as pessoas sintam impactos diante daquilo que não conhecem. Isso ocorre tanto na vida pessoal quanto profissional. Por isso, quando um processo de mudanças é implantado, torna-se indispensável que a organização elabore uma estratégica para comunicar aos seus colaboradores. Por sua vez, assim que receberem as informações dos seus gestores, os profissionais não devem criar uma barreira diante daquilo que está chegando. Confira abaixo algumas razões para perder o receio das mudanças e dizer sim ao novo.
1 - Oportunidade de aprendizado: sempre que a inovação "bate à porta" o profissional deve pensar que a inovação é uma ótima oportunidade para desenvolver novas competências sejam essas técnicas ou comportamentais.
2 - Troca de conhecimento: da mesma forma que as mudanças trazem o aprendizado, o funcionário também pode aproveitar o momento vivido na empresa para trocar conhecimentos com antigos ou novos colegas de trabalho que chegam. Vale lembrar que a diversidade é uma rica fonte de conhecimento para pessoas de todas as idades.
3 - Paradigmas: ao se deparar com uma situação nova no ambiente de trabalho que resulte em mudanças significativas para todos, o profissional culmina por realizar uma reflexão com as crenças que adquiriu a partir da sua vivência. A consequência é que ao sair da zona de conforto, a pessoa quebra paradigmas que podem, mesmo sem que ela perceba.
4 - Assertividade: quem lida com a inovação tem a chance de desenvolver a assertividade. Ou seja, a capacidade do indivíduo em valorizar sua autoestima, autoconfiança para se destacar em um mercado altamente competitivo, senso de responsabilidade pessoal e iniciativa.
5 - Criatividade: uma das principais vertentes para despertar o potencial criativo dos profissionais ocorre quando esses se deparam com a inovação. Isso porque a inovação faz as pessoas saírem da zona de conforto e estarem prontas para enfrentar desafios que nunca pensaram em ficar "frente a frente".
6 - Novos horizontes: quando a inovação apresenta-se, o colaborador pode optar por duas alternativas. A primeira é entrar em pânico e tornar a situação insuportável que pode resultar até mesmo no desligamento da empresa. A segunda alternativa é ver no desafio, que está à sua frente, como uma oportunidade única para sua ascensão na carreira, pois ele pode destacar-se dos demais e conquistar um espaço que almejava há muito tempo.
7 - Empregabilidade: ao desenvolver novas competências diante do processo de inovação, o profissional vê seus horizontes abertos para novas oportunidades tanto dentro da empresa quanto para o mercado que busca, constantemente, talentos que façam a diferença.
8 - Comunicação: há pessoas que pela própria característica da personalidade são introvertidas, tímidas. Isso não significa que não possuam competências que as façam ser parte integrante do negócio, pelo contrário. Quando a inovação chega a uma organização, as pessoas se veem diante da necessidade de se comunicarem, de trocar ideias, de apresentar suas dúvidas e isso, por sua vez, resulta na melhoria da comunicação interpessoal.
9 - Espírito de equipe: o processo de mudança foi instituído na empresa e está em ritmo acelerado. Para acompanhar as inovações, os profissionais necessitam somar esforços, ou seja, trabalharem em equipe para a obtenção dos resultados esperados. Todos são capazes de darem sua contribuição, mas para isso é preciso que a camaradagem, a união entre as pessoas torne-se uma realidade.
10 - Empreendedorismo: um dos pontos que mais chama a atenção em um processo de mudanças é a capacidade que as pessoas têm de reconhecerem o próprio potencial que, muitas vezes, pode ficar adormecido por anos. Mas, diante do inesperado, muitos profissionais relevam um lado que nem imaginavam terem: o empreendedorismo. O medo de arriscar, de se mostrar empreendedor tanto dentro quanto fora da empresa aflora de maneira que levam muitas pessoas a darem um novo rumo às suas vidas e, diga-se de passagem, de forma muito positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário