quarta-feira, 13 de junho de 2012

MINIUSINA LEVA TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS DA EPAMIG PARA EVENTOS EM MG E SP

A tecnologia de fabricação de queijos, bebidas lácteas e iogurtes desenvolvida pela EPAMIG será uma das atrações da 31ª Expô Janaúba, no Norte de Minas, que acontece de 1º a 10 de junho, e da Fispal Tecnologia - feira internacional que reúne empresas de embalagens, processos e logística para as indústrias de alimentos e bebidas -, de 12 a 15 de junho, em São Paulo. A miniusina Via Láctea, coordenada pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vai reproduzir para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto.
Através de um estande de vidro, a Via Láctea permite que o público acompanhe passo a passo todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala, ao mesmo tempo em que um técnico da EPAMIG responde às perguntas do público, que participa de visitas direcionadas. Ao final, os visitantes degustam os produtos e recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos, explica a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia do ILCT, Luiza Albuquerque.
Na Expô Janaúba, a previsão é processar, diariamente, cerca de 200 litros de leite para a fabricação de iogurte, bebidas lácteas, leite aromatizado de morango, pêssego e ameixa, mussarela, queijo Minas frescal e uma novidade - o queijo Minas frescal com carne seca - um dos alimentos mais tradicionais do Norte de Minas. Já na Fispal, que acontece no Anhembi, a Via Láctea irá processar mil litros de leite durante os quatro dias da feira.
Equipamentos reformados
A Via Láctea é um projeto itinerante do ILCT e, este ano, as atividades ganharam novo impulso com a reforma dos equipamentos que servem à miniusina. Por meio de parceria com a empresa Mirainox, o tanque de expansão, o resfriador, a fermenteira e as três mesas de aço foram recuperados, permitindo que os produtos lácteos sejam fabricados com mais segurança e eficiência, ressalta Luiza Albuquerque. "A ótima receptividade do projeto pode ser mensurada tanto pelo número de visitantes que passa pelo estande da EPAMIG durante os eventos em que a miniusina participa, quanto pela grande procura de pessoas interessadas em participar dos eventos técnicos que o Instituto realiza durante o ano", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário