quarta-feira, 13 de junho de 2012

ARTE QUE VEM DO DESCARTE

Artesãs do Triângulo ganham prêmio do Sebrae e fica entre as 100 melhores do país
Com o bagaço de cana, o grupo Garimpo das Artes, que transforma o resíduo da indústria alcooleira e açucareira em matéria-prima para verdadeiras obras de arte, está entre as 100 melhores unidades produtivas de artesanato do país. Pela primeira vez, o grupo, formado por 16 artesãs de Conceição das Alagoas, no Triangulo Mineiro, vence o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.
Elas integram a Associação de Artesãs Garimpo das Artes, criada há oito anos, cujo nome é uma homenagem aos que garimpavam diamantes em terras de Conceição das Alagoas e acabaram fundando a cidade.
Juntas por amor à arte e às coisas da terra, essas mulheres conseguiram aliar o resgate cultural da região a uma forma sustentável de geração de renda por meio do acréscimo do bagaço da cana à massa do papel machê, técnica milenar que utiliza papel picado. Os tons encontrados nas peças – preto, chumbo, mostarda, verde, vermelho e bege – são pigmentos extraídos de matéria mineral, como filito, tapiocanga, toá e argila, abundantes na região. Tudo harmoniosamente natural.
Desses elementos surgiu um mix de produtos, entre os quais estão fruteiras, gamelas, tachos, bacias, baldes, cachepôs, mandalas e pratos. O garimpeiro e o cortador de cana, ícones da história da cidade, são temas recorrentes nas peças estilo "bateia" (peneira usada pelos garimpeiros para lavar a areia e separar o ouro).
Para produzir cerca de 320 peças por mês, são utilizadas 12 sacas dde bagaço. Nos primeiros anos de atuação, eram apenas 10% disso. Hoje, com o aprimoramento da técnica e a valorização do subproduto, já se utilizam 80% daquele material em cada peça. O faturamento mensal fica em torno dos R$8 mil. Retirando-se as despesas, o restante é dividido igualmente entre as integrantes, seguindo os moldes do cooperativismo.
Atualmente o grupo vende para São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Mas a fama das artesãs já transcendeu as fronteiras nacionais e chegou a compradores dos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha e Índia.
Desde 2002 o Garimpo das Artes participa do Programa Sebrae de Artesanato. Foi por meio de uma consultoria que o grupo encontrou seu diferencial no bagaço de cana, por meio de estudo feito por uma designer. "O bagaço foi acrescentado para identificar bem a nossa região, rica na produção de cana. Fizemos vários testes até chegar à fórmula ideal", explica a artesã Deídes Tomain.
Além da capacitação em design elas recebem orientações em gestão, associativismo e cooperativismo. O grupo também recebe apoio para participar de feiras e eventos do setor, facilitando o acesso a mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário