quarta-feira, 10 de agosto de 2011

RECEITA FEDERAL E UNIVERSIDADE GAÚCHA RECICLAM BENS APREENDIDOS

Parceria entre a Receita Federal e o campus de Sapucaia do Sul do IFSul - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense está transformando produtos falsificados e prejudiciais à saúde pública em material aproveitado pela própria Receita. CDs e DVDs, óculos e controles remotos de aparelhos eletrônicos são transformados em pallets (estrados para movimentação de cargas), que são utilizados na estocagem e movimentação de mercadorias apreendidas nos depósitos da Receita, permitindo maior organização e redução de custos.
O principal objetivo da ação, que gera benefícios concretos na reciclagem e transformação de materiais inservíveis, é a liberação de espaços nos depósitos. Alguns produtos não podem ser leiloados ou doados a outros entes públicos, e devem ser destruídos por não possuírem nenhum tipo de certificação.
A transformação - Os pallets são a última etapa do processo de transformação, que se inicia com o picote dos materiais, CDs e DVDs. Aproximadamente 1500 mídias são colocadas em uma máquina picotadora, que em dois minutos reduz os discos a pedaços minúsculos. Em seguida, os pedaços são derretidos em outra máquina e transformados em massa quente. É essa massa que será moldada em chapas de madeira plástica. Assim que esfriarem, serão cortadas e pregadas e darão forma aos pallets.
Além deste tipo de material, podem ser fabricados pés para mesa tubular, caixotes de acondicionamento e outros produtos, dependendo do tipo de plástico a ser trabalhado e da forma do molde utilizado.
Os pallets e as prateleiras que estão sendo produzidos serão utilizados nos depósitos da RFB em todo o estado, facilitando o armazenamento e a mobilidade das mercadorias nestes espaços.
Outras iniciativas - A Receita possui outras parcerias em andamento no estado, como por exemplo, a transformação de álcool das bebidas em combustível e álcool gel, que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário