terça-feira, 30 de agosto de 2011

MG - CONSULTORES DO PAS-LEITE RECEBEM TREINAMENTO PARA LEVAR PROGRAMA AO PRODUTOR RURAL

Durante esta semana, 38 técnicos do Sebrae, Senar e Senai de todas as regiões do país realizam o curso de capacitação do PAS-Leite (Programa Alimento Seguro voltado para a cadeia produtiva do Leite) em Juiz de Fora/MG. O curso trata da segurança da água; manejo da ordenha; limpeza e manutenção de utensílios e equipamentos; refrigeração do leite; manejo sanitário e produção e armazenamento de alimentos para as vacas. O objetivo é formar consultores para o Programa, que será disponibilizado pelo Sebrae.
O PAS-Leite é um programa idealizado pelo Sebrae, Senar e Embrapa Gado de Leite, que atualmente conta com a participação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Senai. Seu objetivo é promover a produção de leite seguro e de qualidade, reduzindo a Contagem de Células Somáticas (CCS) e a Contagem Bacteriana Total (CBT), duas das exigências da Instrução Normativa 51 (IN 51/2002/Mapa).
Segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Nívea Maria Vicentini, o Programa também irá preconizar o controle de antibióticos, da temperatura correta do armazenamento do leite, bem como a redução de micotoxinas no produto.
O Programa – O PAS-Leite é baseado nos princípios das Boas Práticas de Produção Agropecuária (BPAs). As instituições envolvidas no Programa realizaram no último ano um projeto-piloto com a capacitação de 50 técnicos atuando em seis estados (Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Ceará e Paraná). Neste ‘piloto’ aproximadamente 90 produtores tiveram acesso aos trabalhos de consultoria do Programa.
A analista da Unidade de Acesso à Informação e Tecnologia do Sebrae, Hulda Giesbrecht, diz que o conteúdo do projeto-piloto foi validado e que o momento agora é de disseminar o Programa em nível nacional. “Até novembro, realizaremos outros dois cursos como este e a expectativa é capacitar cerca de 100 consultores em todo o Brasil para disponibilizar as informações do PAS-Leite aos produtores”, diz a analista.
Segundo Hulda, o Programa será implantado por meio do Sebraetec, que apóia serviços em inovação e tecnologia. “O Sebraetec permite o acesso a conhecimentos tecnológicos, visando melhorar processos e produtos, além de introduzir inovações no ‘negócio’ que, no caso do PAS-Leite, é cadeia produtiva do leite”, informa Hulda.
A analista explica que o produtor terá acesso ao PAS-Leite via laticínio para o qual fornece o produto. “O laticínio associado ao Programa, indicará os produtores que receberão a consultoria. Entre capacitação coletiva e individual, o produtor terá 62 horas de consultoria subsidiadas pelo Sebrae em 80%”. O objetivo é adequar plenamente a produção às exigências da IN 51. “O Sebrae pretende também estimular os laticínios a pagarem um bônus pela qualidade do leite recebido”, conclui a analista.
Durante a abertura do curso, o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, ressaltou os desafios técnicos e culturais que instrutores terão para levar o Programa as mais de 800 mil propriedades leiteiras em todo o país. “O Programa é de fundamental importância para alavancar a modernização da pecuária de leite nacional. Para que o Brasil tenha condições de cumprir as Normativas vigentes, produzindo tanto um leite seguro quanto de qualidade, as instituições públicas e privadas devem levar aos produtores noções sobre Boas Práticas Agropecuárias; do contrário, a grande maioria não terá condições de se adequar ao estabelecido”.
Esta preocupação fez com que a Embrapa Gado de Leite realizasse em novembro de 2009 o primeiro Workshop sobre qualidade do leite, reunindo indústrias de laticínios, Sebrae, Senai e Senar em torno da questão. Com esta última faze de capacitação dos consultores, a expectativa de Vilela é que o PAS-Leite seja lançado oficialmente em outubro deste ano em Brasília e posteriormente divulgado nos principais estados produtores de leite do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário