Passar por dificuldades faz parte da rotina das pequenas e médias
empresas brasileiras. Mas para o problema não resultar no fechamento da
empresa, o empresário precisa ficar atento aos negócios e sempre rever seu
planejamento. Por isso, o Estadão PME conversou com o consultor do Sebrae-SP,
Reinaldo Messias, que listou dez pontos de atenção que podem prejudicar o bom
funcionamento da companhia.
"Quando uma empresa não está indo bem, primeiro, é preciso
entender porque ela não está bem e fazer uma retomada do planejamento
inicial", afirma o consultor. O conselho é reavaliar os quatro P´s da
empresa: propósito, processo (incluindo operação, comercialização, controle e
liderança), pessoas e parceria (fornecedores e clientes).
Mão de obra incompetente
Contratei mal, remunerei mal, supervisionei pior e agora não consigo
um resultado legal. Isso pode ter espantado os clientes, resultando em erros
nos projetos ou em dano no equipamento de grande valor da fábrica, por exemplo.
Máquinas
O mundo mudou e eu não. "Algumas empresas continuam com os mesmos
equipamentos. Com isso, a empresa perde produtividade e, consequentemente,
competitividade. E não adianta colocar a culpa nos chineses e falar que é
impossível competir com a China", alerta do consultor.
Meios operacionais
O problema ocorre se o ambiente operacional é muito caro para o
resultado que a empresa oferece. "Tem aquele ditado: 'por fora, bela
viola; por dentro, pão bolorento'. A empresa não pode ostentar uma imagem de
negócio que não tem", diz Messias.
Método
O problema está em fazer as coisas de qualquer jeito, a qualquer
preço, sem se preocupar com os custos.
Por exemplo, cada funcionário atende do jeito que acha que deve fazer ou
cada funcionário da área de produção trabalha como se fosse para si próprio.
Descontrole financeiro
"É o famoso: trabalhei muito, mas quem ganhou foi o banco",
diz Messias. O descontrole da área financeira inviabiliza o fluxo de caixa e
gera a necessidade de capital de terceiros. "Quando as margens são
pequenas, isso se torna insuficiente para continuar no jogo", pontua.
Qualidade
De acordo com Messias, excesso de qualidade pode ser tão ruim quanto a
falta dela porque agrega custos e não valores frente ao cliente. "Em
alguns casos, ocorre da empresa fazer luxo demais que não é valorizado pelo
cliente, com isso, a empresa acaba encarecendo o produto e desfavorecendo o
preço frente aos seus consumidores", diz.
Vendendo muito e entregando pouco
O não cumprimento de prazos acaba desfavorecendo relações comerciais
seguras e fidelizáveis. Com isso, o cliente sente-se enganado e compra uma vez
só.
Mistura de finanças
Não se deve misturar o bolso do empresário com o bolso da empresa.
"O empresário não deve misturar vida privada com patrimônio. Senão, entra naquela
de empresa pobre de dono rico", afirma Messias.
Colocar todos os ovos na mesma cesta
Não se pode apostar em um único cliente forte. "Ele pega um
resfriado e você pega uma pneumonia", alerta Messias.
Sociedade
É importante tomar cuidado com a formação da sociedade. Os sócios
devem conversar sobre as expectativas e deixar claro o que quer e espera-se de
cada sócio
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