É perfeitamente compreensível que ao se depararem com a
expressão "avaliação de desempenho" as pessoas sintam-se
desconfortáveis. Isso porque terão suas competências técnicas e comportamentais
avaliadas, para saber se essas estão ou não atendendo às expectativas da
organização. Por outro lado, quando bem conduzido, o processo é uma
oportunidade de crescimento tanto para os funcionários quanto para a empresa,
afinal a avaliação de desempenho possibilita a identificação dos gaps que
precisam ser preenchidos, bem como permite à empresa identificar os pontos
fortes e aqueles que precisam ser trabalhados em cada um dos seus
profissionais. Confira a seguir, alguns pontos relevantes que contribuem para o
êxito de uma avaliação de desempenho.
1 - Existem metodologias diferenciadas de avaliação de
desempenho. É interessante que antes de se adotar alguma metodologia
específica, a área de Recursos Humanos faça uma análise daquela que realmente
se adapta à realidade e às necessidades da empresa. De nada adiantará implantar
uma avaliação que exija um suporte muito oneroso, se o mesmo não puder ser
mantido. Estudos de casos podem ajudar na escolha da metodologia mais
pertinente.
2 - Definição clara dos objetivos que se pretende alcançar
com a avaliação de desempenho. Não basta apenas mensurar se o funcionário
"A" ou "B" está bem ou não. É preciso saber, depois de
obtidos os resultados, o que a empresa pretende fazer com eles. Quais são as
estratégias que podem ser adotadas para determinadas necessidades de
desenvolvimento ou aprimoramento de competências, por exemplo. Ressalto aqui a
importância de que aplicar uma ferramenta de gestão e depois "engavetá-la",
leva as pessoas a derem voto de descrédito ao que é realizado pela organização.
3 - Comunicação clara durante todo o processo de implantação
e de realização da avaliação de desempenho. Nenhum sistema dará resultados se
existirem dúvidas pairando no ar. Ou seja, a comunicação deve atingir a todos
os níveis hierárquicos, utilizando-se a linguagem adequada a cada público.
4 - Preparação dos gestores que conduzirão a avaliação, a
fim de que esses entendam que a avaliação de desempenho é um caminho para que
sua equipe apresente resultados melhores, permitindo que a empresa realize investimentos
certos de acordo com as necessidades dos setores e dos talentos que vivenciam a
realidade da empresa.
5 - Compreensão correta sobre a essência do feedback tanto
por quem o aplica, quanto por que o recebe. Vale ressaltar que o feedback não deve
ser um "privilégio" dos liderados, mas sim um recuso que também fará
parte da realidade da liderança quando essa passar por um processo de
avaliação.
6 - Trabalho de conscientização de que o processo não é uma
"Caça às Bruxas", mas uma oportunidade de identificar gaps que
precisam ser preenchidos e, consequentemente, identificação dos pontos fortes e
daqueles que necessitam ser trabalhados.
7 - Explicar aos profissionais que a avaliação de desempenho
é uma oportunidade de crescimento, pois uma vez realizado o processo pode-se
elaborar um plano de desenvolvimento individual com vistas no aperfeiçoamento
de competências técnicas e comportamentais.
8 - Enfatizar que é a avaliação de desempenho é um recurso
que permite que o funcionário conheça o que a empresa espera dele. Isso, por
sua vez, fará que o colaborador não seja pego de "calças curtas" em
um futuro desligamento e fique questione a todo o momento: "Onde eu
errei?".
9 - Dar abertura aos profissionais avaliados, ou seja, dar-lhes
durante a realização do processo. Se um colaborador encontra dificuldades para
realizar uma atividade ou mesmo apresenta uma queda no desempenho, é
fundamental ouvi-lo, escutar o "outro lado da moeda". Caso contrário,
a avaliação não agregará valor algum, nem à empresa e tampouco ao colaborador
que se sentirá apenas em um "beco sem saída".
10 - A área de Recursos Humanos sempre deve estar atenta às
fases da avaliação de desempenho, visto que será ela quem dará suporte aos
líderes e liderados para que o processo tenha êxito e não tenha sua
"imagem machada" junto ao público interno.
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