Todo profissional
almeja ser valorizado pela sociedade, mas somente alguns são recompensados com
o sucesso. Muitos, no desespero pela sobrevivência, não percebem a adoção de
práticas que os levam a contribuir com a desvalorização da profissão e de suas
próprias pessoas e carreiras.
Comparemos, então, o
bom contador com um bom vinho. É possível encontrar vinhos para todos os gostos
e todas as condições financeiras. A produção de um bom vinho depende da
qualidade da região, do clima e do tipo de uva. Além disso, o processo
produtivo, que transforma a uva em vinho, deve ser rigorosamente respeitado,
assim como o tempo necessário para o amadurecimento da tradicional e apreciada
bebida.
A vocação do profissional da contabilidade já
é percebida na infância, período em que se destacam as características de
organização e atração pelos números. No ensino médio estes indicadores ficam
mais acentuados e levam o candidato a cursar Ciências Contábeis. Aqueles que
buscam o estudo de qualidade convivem com colegas focados em conhecer esta
ciência e empenham-se no estágio. Estes terão grande possibilidade de se
transformar em “vinhos” de alta qualidade, ou melhor, em contadores de grande
valor.
Em relação ao vinho, dizem que quanto mais
velho, melhor, mas nem todo vinho pode ser consumido após 10, 20 ou mais anos
de fabricação. Mesmo o bom vinho só atinge a longevidade se for bem conservado
enquanto aguarda para ser consumido. Estes cuidados são fundamentais para não
haver decepção no momento do brinde e garantir que o vinagre não estrague a
festa.
Com o contador ocorre
o mesmo. Quanto mais velho ele também poderá ser melhor, em razão da
experiência pessoal e profissional. No entanto, além da boa base é preciso que
ele mantenha-se constantemente atualizado, senão pode azedar.
Há consumidores que
compram vinhos ou serviços de contabilidade simplesmente pelo preço mais baixo.
Ao agirem desta forma estão assumindo o provável risco de não saborear um bom
produto.
O bom contador não é,
necessariamente, aquele que fica rico na profissão, mas aquele que consegue
conquistar respeito através do trabalho prestado aos clientes. Este
profissional vale muito para a sua família, para o cliente e para a nação. Vale
a pena investir em você mesmo!
Fonte: Contabeis.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário