Todo profissional almeja ser valorizado pela sociedade, mas somente
alguns são recompensados com o sucesso. Muitos, no desespero pela
sobrevivência, não percebem a adoção de práticas que os levam a contribuir com
a desvalorização da profissão e de suas próprias pessoas e carreiras.
Comparemos, então, o bom contador com um bom vinho. É possível
encontrar vinhos para todos os gostos e todas as condições financeiras. A
produção de um bom vinho depende da qualidade da região, do clima e do tipo de
uva. Além disso, o processo produtivo, que transforma a uva em vinho, deve ser
rigorosamente respeitado, assim como o tempo necessário para o amadurecimento
da tradicional e apreciada bebida.
A vocação do profissional da contabilidade já é percebida na infância,
período em que se destacam as características de organização e atração pelos
números. No ensino médio estes indicadores ficam mais acentuados e levam o
candidato a cursar Ciências Contábeis. Aqueles que buscam o estudo de qualidade
convivem com colegas focados em conhecer esta ciência e empenham-se no estágio.
Estes terão grande possibilidade de se transformar em “vinhos” de alta
qualidade, ou melhor, em contadores de grande valor.
Em relação ao vinho, dizem que quanto mais velho, melhor, mas nem todo
vinho pode ser consumido após 10, 20 ou mais anos de fabricação. Mesmo o bom
vinho só atinge a longevidade se for bem conservado enquanto aguarda para ser
consumido. Estes cuidados são fundamentais para não haver decepção no momento
do brinde e garantir que o vinagre não estrague a festa.
Com o contador ocorre o mesmo. Quanto mais velho ele também poderá ser
melhor, em razão da experiência pessoal e profissional. No entanto, além da boa
base é preciso que ele mantenha-se constantemente atualizado, senão pode azedar.
Há consumidores que compram vinhos ou serviços de contabilidade
simplesmente pelo preço mais baixo. Ao agirem desta forma estão assumindo o
provável risco de não saborear um bom produto.
O bom contador não é, necessariamente, aquele que fica rico na
profissão, mas aquele que consegue conquistar respeito através do trabalho
prestado aos clientes. Este profissional vale muito para a sua família, para o
cliente e para a nação. Vale a pena investir em você mesmo!
Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do
livro “Honorários contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado”.
Fonte: Guia contábil
Nenhum comentário:
Postar um comentário