quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EMPREENDER É FAZER ACONTECER

Empreender não é tarefa fácil, exige muita disciplina, determinação e, principalmente, ação.
Como profissional da área contábil, convivo diariamente com pessoas dispostas a empreender algum novo negócio, mas que muitas vezes ainda não estão devidamente preparadas para esse desafio. Para falar a verdade, acredito que poucas pessoas podem dizer que estão preparadas para empreender, mas o importante é estar com a mente aberta para aprender a lidar com as dificuldades que vão aparecer. E são muitas.
Se você tem intenção de abrir uma empresa, além de definir a área de atuação, plano de negócios, você deve procurar saber, o mais rápido possível, quais áreas de conhecimento precisará melhorar para conduzir o seu negócio. Se você não puder aprender e essa atividade for essencial, busque essa pessoa no mercado, seja um funcionário ou até mesmo um sócio.
Para exercer bem o meu trabalho estou sempre em busca de conhecimento e informações que possam auxiliar no meu dia a dia, e isso inclui não só a parte técnica que é a atualização da legislação tributária, mas também a atualização sobre economia, política, etc. Também gosto de estar informado sobre as novas tecnologias, empreendedorismo e negócios em geral.
Por outro lado, é na convivência diária com os clientes que consigo enriquecer o meu conhecimento, pois uma coisa é você ler sobre determinado assunto e outra é vivenciar e praticar o conhecimento adquirido, tendo em vista que a formação acadêmica nos fornece as ferramentas necessárias para o bom desempenho de nossas funções, mas isso somente é posto a prova quando temos um caso real para solucionar.
Isso vale para qualquer atividade, ou seja, o empresário deve estar em constante atualização, conhecer seus concorrentes e estar antenado com as novidades do setor.
É ilusão acreditar que depois de algum tempo (3, 4 ou 5 anos) a empresa estará imune a uma possível falência. Muito pelo contrário, a possibilidade de entrar na chamada zona de conforto é ainda maior para as empresas que estão há mais tempo no mercado do que para as novas, pois estas têm ainda que conquistar seu mercado, obrigando-se a apresentar um produto ou serviço melhor do que a concorrência.
A dura realidade nos mostra que nem todos os empreendimentos, por melhor que tenham sido planejados, conseguirão sobreviver ou crescer num patamar almejado por seus idealizadores, mas uma coisa é certa, a maioria das empresas de sucesso possui empreendedores que souberam juntar todos os ingredientes necessários e adicioná-los na hora e na medida certa, e tiveram que “colocar a mão na massa” para chegar ao resultado esperado.
Portanto, se você tem interesse em empreender, não fique reclamando dos problemas (que certamente vão aparecer), mas sim, busque as melhores soluções. Não espere que outras pessoas façam aquilo que é de sua responsabilidade. Arregace as mangas e faça o que tem de ser feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário