terça-feira, 21 de agosto de 2012

A IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO DO CONTADOR PARA AS ORGANIZAÇÔES: O PERFIL CONTÁBIL

Este trabalho apresenta o destaque do contador dentro das organizações e a sua participação ativa no processo de gestão. Faz-se cada vez mais presente nas organizações a figura do contador, que deve agir de forma consciente, ativo e participativo.
Deve-se lembrar sobre as mais diversas mudanças em que o mundo tem vivido nos últimos anos. A ascendência dos novos e diversos setores das empresas, a necessidade de criar novidades de produtos para o mercado, a tão falada “máquina” que se chama capitalismo faz com que a economia mundial ande a passos largos, onde tecnologia e informação caminham paralelamente para acompanhar o avanço.
Entretanto, o profissional contábil deve suprir-se com informações de todas as transações realizadas na empresa, e estar preparado para atender essas novas necessidades do mundo globalizado.
Portanto, a importância em exercer sua função com perfeição, respeitando e aderindo às novas tendências e normas em que a contabilidade esta constantemente submetida é a chave para uma carreira bem sucedida, lembrando que se deve colocar a ética profissional sempre à frente de qualquer situação.
As demandas por profissionais qualificados, a perfeição; torna o ser humano cada dia mais exigente consigo mesmo. Entretanto, buscar a perfeição não é tarefa para poucos dias, o resultado surge na maneira em que o mundo evolui. Tal evolução flui sem que nós percebemos e quando menos esperamos estamos sendo pressionados a solucionar novos problemas.
O contabilista lida diariamente com aquele que é hoje apontado como um dos bens mais preciosos de uma economia: a informação. Geralmente, a informação relacionada com negócios pertence a terceiros, mas já é suficiente para demonstrar que diariamente esse profissional coloca à prova seus valores éticos
A conduta do contador tem sido cobrada com maior freqüência nos últimos anos devido às diversas maneiras em que algumas empresas tentam encontrar para driblar o setor tributário e sonegar impostos.
A ética indaga ao profissional sobre juízos de valores entre o bem e o mal, qual deve ser sua conduta, todas as decisões que devem ser colocadas em prática conscientemente sob todos os olhos profissionais.
Se em um determinado momento em uma empresa um relatório sobre alguns aumentos de salários caíssem nas mãos de um contador antiético e ele soubesse que em outros cargos o pessoal teria aumento de 20% ou 15% e outros ficariam intactos inclusive o seu, o contador agiria com intenção de influenciar essas pessoas a pressionar os diretores para aumentar todos os salários sem que ele desse a cara a tapa.
Essa situação é um bom exemplo de falta de ética profissional. É evidente que o papel do contador na sociedade dos negócios é cada vez mais importante. Ao conhecer profundamente a empresa, o contador é chamado não somente para evidenciar o que já aconteceu, mas também para dar opinião do futuro da empresa e responder que caminho deve ser seguido. Sendo assim, se trata de um profissional que será a peça importante para a sobrevivência da empresa.
Para que o nível ético seja atingido, o profissional deve compreender profundamente a contabilidade, saber aplicar seus princípios e Normas Contábeis.
É exatamente este o ponto da decisão para tornar uma pessoa seguidora dos princípios éticos. Pensar em ética é refletir sobre as ações antes de serem tomadas. Para colocá-la em pratica é preciso assumir as escolhas e lutar para jamais cair no esquecimento.
Assim, deve buscar a educação continuada. Participar de congressos, seminários, especialização, atuar ativamente no conselho da classe para se manter atualizado com as constantes mudanças que estão ocorrendo no universo contábil.
O Contador deve ser pró ativo para não deixar passar o bom momento vivido pela profissão, de valorização e necessidade de profissionais preparados no mercado. O mercado está exigindo, sendo que o contador hoje é figura indispensável para a continuidade da atividade empresarial. Os usuários da contabilidade necessitam sempre de informações consistentes que reflitam a realidade da situação real da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário