quinta-feira, 26 de junho de 2014

Como ser eficaz em meio ao senso de urgência

As preocupações com a forte concorrência, com o cliente, com o desenvolvimento de novos produtos e serviços, com a redução de custos, com novas oportunidades e com o aumento da competitividade criou um senso de urgência para enfrentar o presente.

A preocupação hoje é com o momento atual e não mais com o futuro. Esta realidade vem alertando as organizações e as pessoas para a necessidade constante de se adequarem ao novo contexto corporativo. Nesse cenário, o objetivo principal é alcançar êxito em suas estratégias e conseguir a competitividade necessária para enfrentar fortes turbulências.

Segundo Marisa Godoi, consultora da FranklinCovey Brasil, para alcançar esses resultados os esforços precisam ser contínuos, tendo um foco especial para as pessoas, seus hábitos, competência e caráter. “A confiança entre os profissionais determinará a existência de sinergia ou não, sendo que, essa sinergia dominará o sucesso e quem não aprender a cultivá-la não conseguirá competir”, explica.

Godoi explica que, para os profissionais serem eficazes, é preciso conquistar a Vitória Particular, que os leva da dependência para a independência e indica que desenvolveram o autocontrole e estão aptos a alcançar as metas mais importantes, e a Vitória Pública, que os leva da independência para a interdependência e lhes dá a capacidade de desenvolver relacionamentos significativos e de trabalhar bem com outras pessoas.

Para auxiliar os profissionais a se adequarem ao atual mercado, Godoi passa dicas práticas para eles serem eficazes em suas áreas de atuação. A consultora traçou as metas seguindo os conceitos da nova versão 4.0 do treinamento Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, desenvolvido com base no conteúdo do livro best-seller com o mesmo nome, de Stephen R. Covey, cofundador da FranklinCovey.

1. Seja proativo: Proatividade significa que, como seres humanos, somos responsáveis por nossa própria vida. Nosso comportamento está relacionado a escolhas conscientes, baseadas em princípios, ou seja, ele não é produto de circunstâncias ou sentimentos. Podemos subordinar os sentimentos aos princípios. E temos a iniciativa e a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem.

2. Comece com o objetivo em mente: Começar com o objetivo em mente significa começar cada tarefa sabendo claramente o que se deseja alcançar. Isso significa também determinar o propósito de nossa vida. Isso nos dá a certeza de que ao galgarmos a escada do sucesso ela estará apoiada na parede certa.

3. Foque primeiro o mais importante: Focar primeiro o mais importante é o cerne da autogestão eficaz. É a habilidade de organizar o tempo em torno de suas prioridades.

4. Pense ganha-ganha: Pensar ganha-ganha é usar a mente e o coração na busca do benefício mútuo, em todas as interações humanas. O ganha-ganha baseia-se no paradigma de que o sol nasceu para todos, ou seja, que o sucesso de uma pessoa não é alcançado à custa do fracasso de outra.

5. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido: Procurar primeiro compreender, depois ser compreendido significa tentar entender completamente a outra parte, antes de expor nosso ponto de vista. Significa equilibrar coragem e consideração e expor nossas opiniões com clareza e respeito.

6. Crie sinergia: Sinergia é a manifestação do trabalho conjunto de todas as outras dicas. Significa cooperar para criar a terceira alternativa, em vez de conformar-se com um meio-termo. Quando criamos sinergia, o todo é maior do que a soma das partes, ou seja, um mais um é igual a três, ou mais.

7. Afine o instrumento: Esta dica tem a ver com preservar e aprimorar nosso bem mais precioso: nós mesmos. É renovar regularmente as quatro dimensões de nossa natureza: corpo, mente, coração e espírito.

Fonte: Canal executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário