As preocupações com a forte concorrência, com o cliente, com o desenvolvimento de novos produtos e serviços, com a redução de custos, com novas oportunidades e com o aumento da competitividade criou um senso de urgência para enfrentar o presente.
A preocupação hoje é com o momento atual e não mais com o futuro. Esta realidade vem alertando as organizações e as pessoas para a necessidade constante de se adequarem ao novo contexto corporativo. Nesse cenário, o objetivo principal é alcançar êxito em suas estratégias e conseguir a competitividade necessária para enfrentar fortes turbulências.
Godoi explica que, para os profissionais serem eficazes, é preciso conquistar a Vitória Particular, que os leva da dependência para a independência e indica que desenvolveram o autocontrole e estão aptos a alcançar as metas mais importantes, e a Vitória Pública, que os leva da independência para a interdependência e lhes dá a capacidade de desenvolver relacionamentos significativos e de trabalhar bem com outras pessoas.
Para auxiliar os profissionais a se adequarem ao atual mercado, Godoi passa dicas práticas para eles serem eficazes em suas áreas de atuação. A consultora traçou as metas seguindo os conceitos da nova versão 4.0 do treinamento Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, desenvolvido com base no conteúdo do livro best-seller com o mesmo nome, de Stephen R. Covey, cofundador da FranklinCovey.
1. Seja proativo: Proatividade significa que, como seres humanos, somos responsáveis por nossa própria vida. Nosso comportamento está relacionado a escolhas conscientes, baseadas em princípios, ou seja, ele não é produto de circunstâncias ou sentimentos. Podemos subordinar os sentimentos aos princípios. E temos a iniciativa e a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem.
2. Comece com o objetivo em mente: Começar com o objetivo em mente significa começar cada tarefa sabendo claramente o que se deseja alcançar. Isso significa também determinar o propósito de nossa vida. Isso nos dá a certeza de que ao galgarmos a escada do sucesso ela estará apoiada na parede certa.
3. Foque primeiro o mais importante: Focar primeiro o mais importante é o cerne da autogestão eficaz. É a habilidade de organizar o tempo em torno de suas prioridades.
4. Pense ganha-ganha: Pensar ganha-ganha é usar a mente e o coração na busca do benefício mútuo, em todas as interações humanas. O ganha-ganha baseia-se no paradigma de que o sol nasceu para todos, ou seja, que o sucesso de uma pessoa não é alcançado à custa do fracasso de outra.
5. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido: Procurar primeiro compreender, depois ser compreendido significa tentar entender completamente a outra parte, antes de expor nosso ponto de vista. Significa equilibrar coragem e consideração e expor nossas opiniões com clareza e respeito.
6. Crie sinergia: Sinergia é a manifestação do trabalho conjunto de todas as outras dicas. Significa cooperar para criar a terceira alternativa, em vez de conformar-se com um meio-termo. Quando criamos sinergia, o todo é maior do que a soma das partes, ou seja, um mais um é igual a três, ou mais.
7. Afine o instrumento: Esta dica tem a ver com preservar e aprimorar nosso bem mais precioso: nós mesmos. É renovar regularmente as quatro dimensões de nossa natureza: corpo, mente, coração e espírito.
Fonte: Canal executivo
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