Nem sempre
os sintomas do estresse podem ser identificados com muita facilidade. Falta de
concentração, desânimo, tristeza, apatia, irritação, tensão muscular e queda no
desempenho, são algumas características de um funcionário ou ambiente de
trabalho estressado. Porém, os responsáveis tendem a confundi-los com hábitos
de um mau funcionário.
“O primeiro
passo para melhorar o ambiente estressado é aprender a identificá-lo. Saber se
o estresse está sendo causado pelo trabalho ou se vem de um ambiente externo,
trazido pelo trabalhador”, explica Paulo Sardinha, presidente da ABRH-RJ.
Após o
período de identificação é necessário a elaboração de estratégias para sanar o
problema. Conversar com o empregado ou realizar reuniões com a equipe são
maneiras das empresas mostrarem-se abertas para ouvir as reclamações e queixas,
que podem ser as possíveis causas do estresse.
“Às vezes o
empregador não consegue observar que o ambiente de trabalho está estressante e
prejudicando o empregado ou a equipe. O que pode parecer saudável para ele,
pode estar causando a queda de rendimento da equipe/funcionário e prejudicando
a empresa como um todo. Um bom empregador tem que saber identificar e ouvir
para conseguir solucionar os problemas”, afirma Sardinha.
Mas, não é
necessário deixar o ambiente chegar ao nível máximo de estresse para tomar
algum tipo de providência. Existem atitudes que adotadas no dia a dia da
empresa podem evitar que o estresse tome conta do ambiente, mantendo-o
tranquilo e produtivo. Abaixo o presidente da ABRH-RJ lista algumas:
· Administre
o tempo de expediente no trabalho.
· Cultive
relacionamentos com os colegas de trabalho e principalmente com familiares.
· Cuide da
saúde, ela é essencial para a realização de um bom trabalho.
· Procure um
estímulo no que faz. Trabalhar com satisfação e animação diminui as chances de
ocorrer estresse.
· Pratique
uma atividade que te dê prazer.
· Defina
suas prioridades.
· Tenha
momentos de ócio, faz bem para o corpo e para a mente.
· Tenha uma
alimentação saudável.
· Aceite as
diferenças e seja flexível. Nenhuma pessoa é igual à outra, e pensamentos
diferentes são bons para encontrar um consenso.
· Seja
empático. Se colocar no lugar do outro é imprescindível para tomar qualquer
tipo de decisão ou para formar uma opinião.
· Se te
incomodou, fale! Fofocas em ambientes corporativos propiciam o surgimento do
estresse.
· Tire
férias no tempo certo. O acúmulo de trabalho faz com o corpo fique mais
suscetível ao estresse.
Fonte: Canal
executivo
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