quinta-feira, 13 de junho de 2013

Trabalho: você faz seu céu ou seu inferno

Não são raras as vezes que nos deparamos ou sabemos de situações que levam pessoas "teoricamente" calmas a perderem o controle e a se envolverem em conflitos seja na vida pessoal ou profissional. Enquanto somos expectadores, chegamos até nos esquecer de que poderíamos estar no lugar daqueles que se tornaram personagens desses fatos desagradáveis e "preferimos" acreditar naquele um velho ditado popular: "Isso só acontece mesmo com os outros". Mas, será que isso não é uma tentativa de "tapar o sol com a peneira"? De qualquer forma, é sempre bom sabermos o que queremos para nossas vidas e começarmos a trabalhar o lado comportamental, pois isso nos ajudará a criar "nosso céu ou o nosso inferno", inclusive no trabalho. Seguem abaixo, algumas sugestões para tornar o seu clima na empresa mais agradável.
1 - Seja educado! Ao chegar, dê um bom dia ao porteiro que está na guarita, às pessoas que o acompanham no elevador e aos seus colegas de departamento. Quando falar com uma pessoa de outro departamento, faça o mesmo. Isso só lhe custará alguns segundos e se for incorporado à sua rotina, poderá levá-lo a conhecer melhor outras pessoas.
2 - Alguém pediu uma informação, principalmente se for um recém-contratado? Antes de lhe virar as costas, lembre-se de que nem sempre você conheceu tão bem a empresa quanto hoje. Se não puder ajudar, não desmotive a pessoa e a encaminhe para outro colega que possa auxiliá-la.
3 - Ouviu uma fofoca nos corredores da empresa? Pense que você poderá ser o novo alvo de boatos infundados, antes de disseminar uma informação que prejudique a outrem.
4 - Outro ponto que costuma fragilizar as relações no trabalho são as conclusões precipitadas que as algumas pessoas insistem em ter, apenas porque "acha que isso ou acham que aquilo de algo ou de alguém". Antes de se manifestar sua opinião, não caia na escorregadia casca do achismo, pois você pode se perder.
5 - Você encontrou o ambiente de trabalho organizado e limpo? Antes de deixar seu posto de trabalho, o que custa mantê-lo como o encontrou? Amanhã, você estará no mesmo local e passará horas realizando suas atividades laborais.
6 - Um colega mostra-se pouco receptivo em determinado dia ou solta alguma "bobagem" no ar que o ofendeu? Lógico que ninguém tem "sangue de barata", mas perder a cabeça certamente não será a melhor alternativa. Respire fundo, procure controlar a emoção mais "exacerbada" e conte até de, 20 e vá respirar um pouco, antes de tomar uma decisão precipitada. Para se construir uma boa imagem, levam-se anos. Mas, para comprometê-la bastam poucos segundos ou um só gesto.
7 - Não se torne um sabotador de si. Infelizmente, há profissionais que imaginam que ao se eximirem das responsabilidades estão levando a "melhor". Isso equivale a tentar esconder o lixo embaixo do tapete e um dia, alguém irá tropeçar em um amontoado de problemas que apontarão para você. Por isso, quando algo lhe for confiado seja honesto consigo e com seu gestor.
8 - Não se prenda a preconceitos e aprenda a respeitar as diferenças que se apresentam n seu dia a dia. Mesmo que você não comungue dos mesmos ideais que o colega ao lado, saiba ouvir para ser escutado.  
9 - Enquanto você lê estas linhas, vários fatos acontecem e irão influenciar a vida e a opinião de milhares de pessoas. Por isso, quando as inovações chegarem até você não tente escapar delas, porque de uma forma ou d outra você irá encontrá-las. Então, que seja pela forma mais fácil, olhando-as como algo que chama o ser humano a se adaptar a uma nova realidade. Isso, contudo, não é um conselho para que você se torne um agente passivo, mas sim receptivo às inovações.
10 - Faça suas escolhas, mas seja consciente de que a própria lei da física explica que toda ação tem uma reação. E o que você fizer agora com a sua carreira, não será "deletado" tão facilmente. Pense e repense se for preciso, porque sua vida pessoal e profissional é feita de um somatório de ações.

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