Não são raras as vezes que nos deparamos ou sabemos de situações que
levam pessoas "teoricamente" calmas a perderem o controle e a se
envolverem em conflitos seja na vida pessoal ou profissional. Enquanto somos
expectadores, chegamos até nos esquecer de que poderíamos estar no lugar
daqueles que se tornaram personagens desses fatos desagradáveis e
"preferimos" acreditar naquele um velho ditado popular: "Isso só
acontece mesmo com os outros". Mas, será que isso não é uma tentativa de "tapar
o sol com a peneira"? De qualquer forma, é sempre bom sabermos o que
queremos para nossas vidas e começarmos a trabalhar o lado comportamental, pois
isso nos ajudará a criar "nosso céu ou o nosso inferno", inclusive no
trabalho. Seguem abaixo, algumas sugestões para tornar o seu clima na empresa
mais agradável.
1 - Seja educado! Ao chegar, dê um bom dia ao porteiro que está na
guarita, às pessoas que o acompanham no elevador e aos seus colegas de
departamento. Quando falar com uma pessoa de outro departamento, faça o mesmo.
Isso só lhe custará alguns segundos e se for incorporado à sua rotina, poderá
levá-lo a conhecer melhor outras pessoas.
2 - Alguém pediu uma informação, principalmente se for um
recém-contratado? Antes de lhe virar as costas, lembre-se de que nem sempre
você conheceu tão bem a empresa quanto hoje. Se não puder ajudar, não desmotive
a pessoa e a encaminhe para outro colega que possa auxiliá-la.
3 - Ouviu uma fofoca nos corredores da empresa? Pense que você poderá
ser o novo alvo de boatos infundados, antes de disseminar uma informação que
prejudique a outrem.
4 - Outro ponto que costuma fragilizar as relações no trabalho são as
conclusões precipitadas que as algumas pessoas insistem em ter, apenas porque
"acha que isso ou acham que aquilo de algo ou de alguém". Antes de se
manifestar sua opinião, não caia na escorregadia casca do achismo, pois você
pode se perder.
5 - Você encontrou o ambiente de trabalho organizado e limpo? Antes de
deixar seu posto de trabalho, o que custa mantê-lo como o encontrou? Amanhã,
você estará no mesmo local e passará horas realizando suas atividades laborais.
6 - Um colega mostra-se pouco receptivo em determinado dia ou solta
alguma "bobagem" no ar que o ofendeu? Lógico que ninguém tem
"sangue de barata", mas perder a cabeça certamente não será a melhor
alternativa. Respire fundo, procure controlar a emoção mais
"exacerbada" e conte até de, 20 e vá respirar um pouco, antes de
tomar uma decisão precipitada. Para se construir uma boa imagem, levam-se anos.
Mas, para comprometê-la bastam poucos segundos ou um só gesto.
7 - Não se torne um sabotador de si. Infelizmente, há profissionais
que imaginam que ao se eximirem das responsabilidades estão levando a
"melhor". Isso equivale a tentar esconder o lixo embaixo do tapete e
um dia, alguém irá tropeçar em um amontoado de problemas que apontarão para
você. Por isso, quando algo lhe for confiado seja honesto consigo e com seu
gestor.
8 - Não se prenda a preconceitos e aprenda a respeitar as diferenças
que se apresentam n seu dia a dia. Mesmo que você não comungue dos mesmos
ideais que o colega ao lado, saiba ouvir para ser escutado.
9 - Enquanto você lê estas linhas, vários fatos acontecem e irão
influenciar a vida e a opinião de milhares de pessoas. Por isso, quando as
inovações chegarem até você não tente escapar delas, porque de uma forma ou d
outra você irá encontrá-las. Então, que seja pela forma mais fácil, olhando-as
como algo que chama o ser humano a se adaptar a uma nova realidade. Isso,
contudo, não é um conselho para que você se torne um agente passivo, mas sim
receptivo às inovações.
10 - Faça suas escolhas, mas seja consciente de que a própria lei da
física explica que toda ação tem uma reação. E o que você fizer agora com a sua
carreira, não será "deletado" tão facilmente. Pense e repense se for
preciso, porque sua vida pessoal e profissional é feita de um somatório de
ações.
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