Imagine a
seguinte situação: duas pessoas agendam uma reunião de negócios. Contudo, uma
delas falta ao compromisso sem nem ao menos ter a preocupação de remarcá-lo ou
de se explicar com o outro. Este, por sua vez, fica extremamente irritado com a
falta de compromisso do "faltoso". O que acontece? Aquele que não
cumpriu com o compromisso assumido fica desacreditado perante o outro e sua
imagem fica eternamente manchada. O compromisso pode ser ir a um cinema ou
simplesmente uma visita que envolva assuntos de negócio.
Quando
assumimos um compromisso, principalmente aqueles com hora marcada, devemos
fazer de tudo para honrá-lo. Caso isso não seja possível, o melhor é entrar em
contato com o outro, antecipadamente, e marcar um novo dia, outro horário.
Remarcar um compromisso não é um grande problema. Agora, faltá-lo sem nem ao
menos avisar é uma total falta de respeito com a outra pessoa. Afinal, a pessoa
deixou de fazer outras atividades para estar presente ao encontro, ela reservou
uma parte de seu tempo para isso e, com a ausência do outro, com a não
realização do encontro, perdeu minutos e/ou horas preciosas de seu tempo.
Além dessa
situação existem outras que são comuns de acontecer:
- Chegar
atrasado a encontros pessoais ou profissionais.
- Sempre
adiar o mesmo compromisso para que ele demore a acontecer.
- Assumir
tarefas sem ter condições de realizá-las.
- Atrasar a
entrega de um produto ou serviço e não justificar com antecedência com o
cliente.
- Marcar uma
reunião para tratar determinado assunto e gastar o tempo com conversas que
fogem da temática prevista.
As razões mais
comuns para que as pessoas não cumpram com os seus compromissos, sejam eles de
qual espécie for, são:
- Estarem
tão acostumados com a rotina assumida que uma nova tarefa, por exemplo,
certamente tumultuaria a ordem "natural" de suas vidas. Assim, acabam
assumindo coisas que não possuem condições de realizar.
- Não
compreenderem exatamente o compromisso assumido e, por vergonha, acabam se
comprometendo com algo que não terá condições de fazer.
- O excesso
de trabalho é um fator comprometedor. Há pessoas que acreditam ter a capacidade
de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, isso não é problema. Contudo, é
preciso conhecer o seu limite. Caso contrário, assume-se tarefa após tarefa e
no final nenhuma foi concluída. Mas há, também, os casos do indivíduo que não
sabe recusar um compromisso e daquele em que o chefe desconhece a quantidade de
compromissos acumulados.
Tenha uma
certeza: a falta de compromisso, na grande maioria das vezes, é empecilho para
novas conquistas, causando a perda de oportunidades. Antes de assumir
compromissos, pense a respeito e reflita se possui condições de realizá-los. Se
perceber que não será possível executá-los, não os assuma. Caso tenha se
encarregado de algo e depois percebeu que não será possível honrá-lo, dê
satisfação aos envolvidos, procure agendar novamente o compromisso ou
estabelecer um novo prazo para realizá-lo. Afinal, o que está em jogo é a sua
palavra, a sua honra. E saiba que honrar com os compromissos assumidos também é
ser ético. O contrário, é falta de respeito, é desrespeito com o direito do
outro.
Fonte: Boletim
RH.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário