Para conquistar novos mercados, expandir a área de atuação e alcançar expressivos objetivos, profissionais de diversos segmentos buscam desenvolver relevantes estratégias, encontrando na prática do dia-a-dia inúmeras dificuldades em assumir as promessas realizadas. Há profissionais de vendas que prometem vender mais. Jovens que prometem melhores notas na escola. Mulheres que prometem emagrecer. Homens que prometem participar mais ativamente da família. Gerentes, líderes, supervisores e empresários que prometem melhorar o clima organizacional. Políticos que em época de campanha eleitoral prometem ações, que posteriormente são deixadas de lado. Uma empresa de cosméticos que promete produtos com determinada eficácia e na prática não alcança o resultado anunciado é presa fácil para o concorrente, que promete menos e faz mais pela missão de servir com seriedade. Há pessoas que prometem muito, mas no seu contidiano esquecem o que foi acordado. Talvez neste momento, você esteja lembrando de alguém que prometeu e nada fez para cumprir o acordado.
O compromisso de prometer algo a si próprio ou a alguém deveria ser aceito pelo ser humano como uma dívida, que somente terá sua quitação, com a coerente relação entre o discurso e a prática. O palestrante mágico Dalmir Sant Anna destaca dois fatores que estimulam o compromentimento em prometer menos e fazer mais:
Planejamento - Quando você possui um planejamento definido e busca inserir determinação, força de vontade e garra o resultado aparece de forma espetacular. Para um empreenderor, o planejamento pode contribuir no delineamento de um plano de expansão e do mercado de atuação. Para um profissional de vendas, o planejamento pode contribuir com a economia da conta telefônica e do combustível, permitindo o fortalecimento de ações estratégicas junto aos seus clientes. Para um acadêmico, o planejamento permite estruturar um cronograma sistemático das atividades e serem realizadas durante a elaboração de uma monografia ou o trabalho de conclusão de curso. Quem não constrói um planejamento, sofre o risco de perder excelentes oportunidades, pois promete algo que porteriormente estará acarretando em desgastes financeiros, físicos e emocionais. O que seria de um professor, em sala de aula, sem um plano de ensino contendo um planejamento das atividades que realizará?
Fazer acontecer - A intensidade de esforço está relacionada com a vontade de fazer acontecer. Quando um profissional demonstra ser comprometido, se observa a intensidade de seu esforço para identificar e encontrar soluções para os problemas da organização, buscando a melhoria contínua no desempenho dos índices de trabalho. A intensidade de esforço requer aprendizagem constante e não se restringe aos treinamentos, cursos e palestras oferecidos pela empresa, mas se estende à iniciativa do profissional em aperfeiçoar suas habilidades e competências. A falta de foco em não aceitar trabalhar com dedicação, resulta no aspecto de prometer e nada fazer acontecer.
Para coibir que promessas sejam apenas palavras soltas ao vento, planejamento e o desejo de fazer acontecer são fundamentais. É preciso permanecer atento às informações e oportunidades que estão a sua volta e desenvolver suas competências, investindo em renovação tecnológica, administração do tempo e exercitando sua visão de futuro. Muitos alunos na faculdade, ao serem questionados por uma avaliação negativa prometem que irão melhorar. Atletas e jogadores prometem que vão treinar mais para encantar a torcida com uma vitória. Promessas que por falta de planejamento e foco no resultado, acabam ficando somente no discurso. E o que ouvimos de pessoas que prometem muito e nada fazem? Pessoas que somente prometem e nada fazem somente contam com uma palavra para justificar sua falha: desculpas. Lembre-se que não há nenhuma receita mágica e antes de prometer algo, você tem o livre-arbítrio de dizer sim ou não. Para fortalecer sua liderança, comprometimento e confiabilidade: prometa menos e faça mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário