quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ARTESANATO DE BRÁS PIRES CONQUISTA SETOR MOVELEIRO

Artesanato de palha de milho de Brás Pires, na Zona da Mata mineira, conquista setor moveleiro e da moda
Artesãos de Brás Pires investem na diversificação da produção para ampliar mercado. Com o apoio do Sebrae-MG e  do Instituto Xopotó, o artesanato feito com palha de milho, na Zona  da Mata mineira, tem caído no gosto da indústria moveleira e da moda.
Participantes do Programa Sebrae de Artesanato, os artesãos mudaram o foco da produção, antes baseada em cestarias. Capacitados em gestão e design, neste ano, eles desenvolveram nova coleção de bolsas e acessórios femininos. "Preparamos o grupo para criar produtos com foco na sustentabilidade. O resultado foi o aumento da renda dos artesãos", diz a analista do Sebrae-MG na microrregião de Ubá, Eliane Rosignoli.
Os produtos foram apresentados em várias feiras e eventos do setor e despertaram o interesse de marcas renomadas, como a Dumond, fabricante nacional de bolsas e calçados. A empresa pediu aos artesãos uma estrutura de bolsa em palha de milho. Os trançados com a matéria-prima foram aprovados e incrementados com acabamentos em couro e metal. A primeira encomenda foi de 90 bolsas, que estão tendo boa aceitação no mercado.
Além da moda, o artesanato em palha de milho também despertou o interesse da indústria moveleira de Ubá. Depois de conhecer o trabalho dos artesãos, o empresário Adenilson Rodrigues de Freitas se inspirou para criar um novo produto, que recebeu o nome de Poltrona Corn.
A poltrona 100% artesanal, com apelo sustentável, tem agradado o consumidor. O produto é feito com eucalipto de área reflorestada e recebeu acabamento de palha de milho nos braços. Vinte unidades da  poltrona já foram vendidas para São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outras 30 estão encomendadas. Para cada par de braço de poltrona, os artesãos recebem R$ 150. "O consumidor está mais exigente e procurando produtos de boa qualidade, sustentáveis e com design funcional", explica o empresário.
Em uma feira realizada em Ubá, a peça chamou a atenção e Adenilson, que é também o criador da cadeira, foi convidado para expor a poltrona na Exposição 1 Pessoa 10 Cadeiras, realizada de 4 a 23 de outubro, na Serraria Souza Pinto. A mostra aberta ao público faz parte das atividades da IV Bienal Brasileira de Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário