A contabilidade nada mais é que um processo de registro organizado das transações efetuadas pela empresa, onde exige muita transparência e conhecimento na área. Gerencia todas as funções fiscais e contábeis da empresa, administrando e organizando as finanças, priorizando pagamentos, de fornecedores, impostos e taxas, controla contas a pagar e receber, e é responsável em organizar as finanças evitando problemas financeiros, o que geralmente ocorre em empresas grandes. A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.
Atualmente, a contabilidade é considerada a linguagem dos negócios, pois é a forma normalizada de tratar e apresentar as informações financeiras das empresas, é a ferramenta principal para quem quer gerenciar e obter o controle da situação financeira da organização em que atua. Uma organização jamais irá alcançar seus objetivos sem o controle de suas finanças, avaliando se deve reduzir custos ou realizar novos investimentos, e é neste momento que a organização deve consultar sua contabilidade para realizar um estudo sobre essas informações.
O objetivo principal da contabilidade é permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Avaliando o resultado e o desempenho da empresa oferece diretrizes para a organização, para que assim seja realizada a tomada de decisão. Cada um dos relatórios financeiros gerados pela contabilidade analisa a companhia sob uma perspectiva diferente e dá uma visão importante e diferenciada sobre a sua saúde financeira. As principais demonstrações geradas pela contabilidade são o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulado, e a Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos. Independente do porte das entidades, todas devem possuir a contabilidade para que sejam coletados os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões dentro da organização.
As organizações exigem funcionários especializados em vários segmentos, porem nas empresas de grande porte, isso se torna mais comum por efeito da complexidade de suas operações. Para maior desempenho e produtividade, qualquer empresa necessita de setores especializados, tais como a Contabilidade, Financeiro, Administrativo, Faturamento e Operacional, por fim evitando prejuízos e o fracasso da organização. Portanto de acordo com seus princípios, a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário